Turismo de luxo acessível: como se planejar para gastar melhor

luxo-turismo

Você já ouviu falar da expressão em inglês Affordable Luxury? É o termo usado para descrever as pessoas que buscam ter experiências luxuosas, mas que também cabem no bolso, no chamado “luxo acessível”, em português. Esse nicho está em alta no exterior, mas ainda é pouco explorado no Brasil. Afinal, o que é luxo para o viajante brasileiro? Quais são os itens essenciais para transformar o turismo comum em um turismo de luxo?

De acordo com Marianna Pacca, blogueira e influenciadora digital do Segredos de Viagem, a definição de turismo de luxo ainda é bastante vaga e as pessoas acreditam que seja um turismo extremamente inacessível, reservado apenas àqueles dispostos a gastar muito. “A palavra luxo assusta e por isso o brasileiro ainda acha que esse é um turismo dedicado só às classes mais altas. Mas é possível ter uma vivência luxuosa se hospedando em bons hotéis e comendo em bons lugares sem que isso signifique necessariamente aqueles lugares clichês caríssimos. O segredo nesse caso é buscar além do óbvio e do que está em alta nos destinos e procurar segredos ainda inexplorados”, explica Marianna.

Para vivenciar um turismo de luxo é preciso fazer primeiro um planejamento com relação às prioridades da viagem. Isso exige muita pesquisa do destino e suas opções exclusivas. “Nesse caso, o viajante tem que definir se o luxo vai ser para vivenciar um hotel, ter experiências exclusivas ou até mesmo para optar por gastar mais com a gastronomia local.  É importante definir o destino e as prioridades. Tem turista que não abre mão de viajar de primeira classe. Já outro prefere viajar de econômica, mas investe num hotel 4 ou 5 estrelas, ou quem ainda não liga para nada disso mas não abre mão de comer em restaurante estrelado. Acho importante definir quais são as suas prioridades nas viagens, e definir qual luxo você irá se permitir ter”, comenta Marcella.

Aposte em destinos em baixa que promovam experiências luxuosas

Quando o Príncipe William e Kate passaram a lua de mel em Seychelles, a então desconhecida ilha na costa africana passou a ser um dos destinos de luxo mais procurados em todo o mundo. Como consequência, ir para as Ilhas Seychelles ficou mais difícil pelos valores exorbitantes praticados.

O segredo aqui é se inspirar na realeza e escolher destinos que ainda não estão sendo falados na mídia o tempo todo. Aposte em lugares com praias paradisíacas e serviços exclusivos que não estão em evidência. Destinos como Filipinas e Montenegro proporcionam experiências mais luxuosas por valores que, por enquanto, são bem mais acessíveis, dependendo do tipo de atividade proposta.

Outro bom exemplo é a Grécia. Santorini e Mykonos são ilhas extremamente caras, mas você pode gastar um terço a menos indo para outras ilhas gregas como Milos ou Zakynthos, que são bem mais acessíveis e com atrações tão incríveis quanto, porém menos famosas.

Dê ênfase à vivência do turismo de experiência

luxo-turismo2

Viver uma experiência luxuosa pode caber no seu bolso de diversas maneiras. Na hotelaria, por exemplo, podemos considerar como itens mais importantes ter suítes amplas com boa estrutura de lazer e, de preferência, com algum detalhe que saia do comum, como uma decoração mais ousada, serviço personalizado, uma vista privilegiada, café da manhã exclusivo nos quartos, entre outros. A dica aqui é pesquisar com antecedência para encontrar hotéis boutique com poucos quartos, que ofereçam uma experiência mais intimista e personalizada.

Em muitos destinos, o restaurante luxuoso que o turista escolhe não é o mesmo que o morador local frequenta. Aposte no restaurante local, que o preço vai ser mais acessível e a vivência poderá ser surpreendente sem abrir mão do luxo. Definir o orçamento é fundamental para poder fazer a divisão mais coerente na viagem, sempre colocando um dinheiro a mais na experiência que te deixará vivenciar o seu estilo de luxo. E o luxo não precisa ser exagerado e óbvio. O importante é encarar cada momento de maneira especial e com criatividade. Por exemplo, em Paris, comprar queijos e vinhos em empórios como o La Grande Épicerie de Paris e comer em um dos diversos parques espalhados pela cidade, pode ser uma experiência incrível, local e autêntica, que não vai causar rombos no seu orçamento. Os queijos e vinhos da França são excelentes, então além de tudo você comerá bem.

Evite gastos supérfluos

Toda viagem exige economia para ter gastos mais focados em um setor ou outro. Por isso é necessário focar nos itens que quer gastar mais e diminuir outros gastos que não são prioridades para aquele momento.

Pesquise e avalie cada detalhe da experiência, e saiba o que é o luxo para você

Tem medo de altura? Um passeio de helicóptero noturno pode não ser ideal para você. Quer relaxar no paraíso? Um resort all-inclusive à beira mar pode ser uma boa pedida. É primordial fazer uma ampla pesquisa e avaliar cada experiência para viver um turismo de luxo acessível! Tem luxo que não vai te agradar e isso precisa ser colocado em pauta.

Vale verificar as melhores datas para o destino, escolher hotéis peculiares e com experiência mais exclusivas e verificar datas que tem um valor mais acessível, pesquisar por restaurantes e bares com uma incrível experiência, mas que não seja superestimado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados